Seção C
Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente. 1 Tessalonicenses 5:11
Guilherme tinha sido reprovado na 1ª e na 4ª série. Em sua escola, as classes eram divididas em seções, de acordo com o desempenho dos alunos nas notas. A seção A era para os melhores alunos: a seção D, para os piores. Guilherme estava na seção D.
– Guilherme não está bem – disse a professora à mãe dele. – Não consegue dar conta das lições. Acho que ele deveria voltar para a 3ª série.
– Faça o que achar melhor para ele – disse a mãe.
Mas, antes de efetuar-se a mudança, chegou um visitante à 4ª série. Era o superintendente das escolas, o Sr. Silva. Chegou exatamente na hora em que os alunos iam começar uma prova. Quando viu o Sr. Silva, Guilherme se esqueceu de tudo o que pudesse ter aprendido.
A professora fez a primeira pergunta. Guilherme não sabia a resposta. Em geral, quando não sabia responder, ficava na carteira sem escrever nada. Mas desta vez estava tão assustado com a presença do superintendente que começou a escrever com o maior empenho, para que o Sr. Silva não desconfiasse de nada. Escreveu a primeira coisa que lhe veio à mente.
O Sr. Silva parou ao lado da carteira dele e levantou a folha da prova, lendo as respostas. Mais tarde, o Sr. Silva disse à professora:
– Acho que Guilherme merece uma segunda oportunidade para melhorar. Vamos colocá-lo na seção C.
Com surpresa, a professora disse:
– Guilherme, passe para a segunda fila, na carteira atrás de Mariana.
Guilherme não conseguia crer na sua boa sorte. Nunca na vida estivera em outra seção que não fosse a D. Correu para casa depois das aulas para contar a boa notícia à mãe:
– Mamãe! O Sr. Silva me pôs na seção C!
– Por quê? Você nunca esteve na seção C!
– Ele disse que mereço uma segunda oportunidade.
– Bem, se você vai sair agora para jogar, troque de roupa – disse a mãe. – Vou falar mais tarde com sua professora.
– Não posso jogar agora – respondeu Guilherme. – Tenho muita lição de casa.
Guilherme nunca mais foi reprovado. Incentivado pela confiança que o Sr. Silva depositou nele, estudou bastante e venceu.
Sendo Amigos
Incentivamos os amigos quando expressamos a confiança que temos de que podem fazer um bom trabalho.